O QUE FEZ O CALDO DE GALINHA, JUNTO COM O LEITE, MAIONESE E ÓLEO DE SOJA, ESTAR BEM ACIMA DA INFLAÇÃO MEDIDA PELA FIPE EM 1993? E AINDA O SORVETE, MARGARINA, PRESUNTO E SALAME; CIGARRO, CERVEJA E REFRIGERANTE; SABONETE, CREME DENTAL E SABÃO EM PÓ? ANTES QUE SE ARRISQUE A UMA RESPOSTA, UM ALERTA: ELES TÊM ALGO EM COMUM. TODOS PERTENCEM A SETORES ONDE UM NÚMERO REDUZIDO DE FABRICANTES DOMINA PERCENTUAL QUE VARIA DE 48% A 98% DO MERCADO, E VENDEM SEUS PRODUTOS PARA UMA INFINIDADE DE COMPRADORES. SÃO CONHECIDOS, POR ISSO, PELO NOME DE OLIGOPÓLIOS, E ATINGEM TODOS OS SEGMENTOS DA ECONOMIA. O TEXTO SE REFERE A UMA SITUAÇÃO DE OLIGOPÓLIO EM 1993, MAS AINDA ATUAL NA MAIORA DOS MERCADOS DO TEXTO. O OLIGOPÓLIO É BENEFICO AOS CONSUMIDORES? OS PREÇOS SÃO SEMPRE DEFINIDOS PELO EQUILIBRIO DE MERCADO?
Respostas
Olá!
Um oligopólio é uma situação de mercado onde poucas empresas dominam um segmento de mercado inteiro praticamente sozinhos, é um modelo onde é muito difícil para que novas empresas no mesmo segmento surjam.
Essa situação nunca traz benefícios para os consumidores pois os padrões de qualidade e de preço podem variar de acordo com o desejo dessas empresas.
Nesses casos, os preços raramente são definidos pelo equilíbrio do mercado, são os próprios fabricantes que escolhe o preço
Resposta:
A verdade é que quando poucas ou apenas uma empresa possui o controle do mercado isso é, na grande maioria dos casos, prejudicial a quem demanda certo produto.
Explicação:
Oligopólio: parecido com o monopólio, porém a diferença é que no oligopólio a oferta do produto/serviço é feito por um pequeno grupo de empresas, ou seja, um grupo de empresas dominam o mercado de forma que eles estipulam o preço de seus produtos. Neste mercado as empresas são tão coligadas que quando uma abaixa o preço ou há um aumento, as outras a seguem num movimento de onda, assim havendo sempre um equilíbrio entre elas.
Em resumo, o oligopólio é a dominação de todo um mercado por um grupo reduzido de empresas, sendo que estas em conjunto podem alterar as condições normais sobre a lei de oferta e demanda, alterando preços e volumes de produção.