Respostas
A orientação que lhe passo e resolver sempre por partes, pois dessa forma cálculos complexos se tornam mais fáceis, tenta buscar uma forma distinta de resolver, uma que você melhor se adéqua;
exemplo: se eu quero calcular 7*6, mas eu não sei, posso fazer 7*5=35 e somar mais 7 que vai ser igual a 42, ou seja e usei algo que eu sabia e acrescentei a diferença.
Usei esse exemplo num calculo simples, porem e possível usar da mesma forma em cálculos mais complexos.
Não existem um jeito fácil de resolver, pra evoluir na matemática é preciso estudar o assunto e tentar resolver exercícios no modo fácil até o difícil, com pouco você vai absorvendo o assunto e desenvolvendo, pense de maneira aplicada.
Tenta entender cada função da matemática, por exemplo trigonometria é muito usada na engenharia, funções muito usado pra evitar prejuízos, criação de programas, entre outros. Boa parte da matemática tem mais um caminho pra chegar no resultado, você tem que descobrir o melhor e mais econômico, exemplo disso é o sistema de equação...particularmente amo o método da substituição, outros amam o método da adição etc.
Comece hoje mesmo a estudar um assunto e resolver uma serie de exercícios, logo logo seu cérebro estará capacitado pra assuntos complexos e repito: "Sempre é bom racionar e analisar se aquela resposta faz sentido em relação ao exercício".
Bons estudos e boa prova no Enem!