Respostas
Em experimentos científicos desenvolvidos no segmento da suinocultura com o uso da fitorremediação - a tecnologia que utiliza plantas para melhoria da qualidade ambiental - foram usadas três espécies de plantas aquáticas, mais encontradas na região de Presidente Prudente, com potencial de remoção de nutrientes: aguapé, alface d`água e salvínia. O estudo que reuniu os experimentos, com sete avaliações de parâmetros físico-químicos promoveu análise química dos tecidos das plantas e encontrou maior eficiência no aguapé. Sendo assim, a engenheira ambiental Camila Dias Pinaffi, recomenda aos criadores de suíno a utilização dessa planta em processo de fitorremediação para amenizar a carga poluente dos dejetos líquidos.
Resposta:
Fitorremediação é o uso de vegetação para a descontaminação dos solos e sedimentos, eliminando metais pesados e poluentes orgânicos.
Explicação:
As plantas podem remediar poluentes por meio de três mecanismos: ingestão direta dos contaminantes e acumulação no tecido da planta (fitoextração); liberação no solo de oxigênio e substâncias bioquímicas, como enzimas que estimulam a biodegradação dos poluentes; intensificação da degradação por fungos e micróbios localizados na interface raiz-solo .