É comum lacrimejar ao cortar cebolas. Isso acontece com frêquencia. Por que isto acontece? Quais as substâncias que estão envolvidas nesta reação?
Respostas
Isso acontece principalmente por causa da formação de um gás volátil, chamado sulfóxido de tiopropanal. Esse composto, inicialmente, não existe na estrutura da cebola, mas a sua formação ocorre quando a cortamos, pois, nesse momento, as células desse vegetal são quebradas e liberam-se enzimas chamadas alinases e um grupo de compostos chamado de sulfóxidos-S-alquenil cisteína.
Os compostos desse grupo estão separados em diferentes partes da cebola, mas depois de cortá-la, eles entram em contato e interagem por meio de reações complexas que são catalisadas (aceleradas) pela enzima alinase. Resumidamente, entre os compostos formados, há os ácidos sulfínicos, que são bem instáveis e logo convertem-se no sulfóxido de tiopropanal, que é o gás da lágrima.
Visto que esse gás é volátil, ele entra em contato com a umidade de nossos olhos e transforma-se em uma espécie de ácido bem fraco, que causa o ardor nos olhos. Assim, como um mecanismo de proteção, as terminações nervosas das córneas fazem as glândulas lacrimais produzirem as lágrimas.