Respostas
Na dilatação do tempo ele afirma que o tempo é relativo e que podemos fazer com que ele "dure mais", porque dependendo do referencial, este passa a ser mais rápido ou até mais lento. De forma que quanto mais rápido o corpo, mais distorcido o tempo se torna, de forma que só passa a ser perceptível à partir de velocidades a 90% da velocidade da luz. A fórmula para a dilatação do tempo é:
t = to . ()⁻¹
Onde t é o tempo para a pessoa que viaja na velocidade altíssima, to é o tempo de um referencial qualquer (seria o tempo inicial), v² é a velocidade do corpo ao quadrado e c² é a velocidade da luz ao quadrado.
A contração do espaço também está previsto na teoria da relatividade, onde, objetos próximos à velocidade da luz têm seu comprimento contraem na mesma direção que seu deslocamento. Essas ideias ajudaram nos estudos das partículas além de proporcionar saltos e interessantes estudos dos corpos celestes.
Observação:
Essas duas ideias fazem parte da teoria relativística de Albert Einstein
E antes de tudo, não é possível chegar à velocidade da luz, a fórmula da dilatação do tempo também prevê isso, visto que, se v=c, o denominador zera e não haverá resultado.