De acordo com Brun e Rapizo (1991, p.12), “o trabalho terapêutico torna-se, então, dirigido a criar perguntas que facilitem estas novas articulações. O terapeuta pode ter algumas coisas para dizer, mas tem muito mais a perguntar”. O terapeuta participa a partir de uma escuta privilegiada, aprofundando temas relevantes e apontado possíveis contradições. (CESAR, 2016).
Ao utilizar perguntas como ferramenta clínica, o terapeuta convida o sistema familiar a
Assinale a alternativa correta.
Respostas
Olá.
Você não colocou as alternativas, mas podemos debater sobre o assunto.
A terapia é fundamental para a sociedade, embora ainda existam muitas pessoas com preconceito sobre o assunto, acreditando que a mesma deve ser feita somente por 'pessoas loucas', quando na verdade, qualquer pessoa pode passar por esse processo.
O terapeuta é um profissional que está a 'todos os ouvidos', mas que falar, ele ouve todos as questões apontadas pelo paciente, seus anseios, angústias, felicidades e demais temas.
Muitas pessoas acham que o profissional irá fazer um 'diagnóstico' do gênero "você tem isso, precisa tomar esse remédio". Porém, o trabalho desse profissional é outro, quem receita é psiquiatra.
Abraços!
Resposta correta: compartilhar seus problemas e expectativas, colaborando para que ele consiga se aproximar da linguagem e da cultura da família, a entender como as experiências familiares foram vividas e a gerar explicações que possam ajudá-los. Corrigido pelo AVA