Respostas
isso não ocorre somente nesse caso. Muitas pessoas, todos os dias, migram do terceiro para o primeiro mundo, ou, pelo menos, tentam. Isso ocorre pela esperança de encontrarem melhores condições sociais nesse lugares. Isso também ocorre internamente. É só ver o caso do Brasil, onde pessoas de regiões pobres migram para a regiões brasileiras que ofereçam melhores condições de vida, como trabalho, segurança, ensino e saúde.
Um exemplo: É só ver o êxodo de africanos e outros povos em geral para a Europa. Claro, a migração não é tão simplificada, geograficamente falando, quanto a migração para os EUA. Isso porque as barreiras naturais, como o mar mediterrâneo, dificultam e muito esse movimento.
Lembre-se mais: não são somente os mexicanos que migram para os EUA. Cubanos, porto-riquenhos, colombianos, haitianos, e até mesmo brasileiros tentam ganhar a vida por lá. Além de asiáticos e europeus também (estes geralmente do leste).
Um outro fator que você deve analisar: as migrações, muitas vezes, não ocorrem somente por causa de questões sócio-econômicas. Questões políticas e religiosas também influenciam e muito nisso. Guerras também são fatores de migração. Os países africanos, por exemplo, que "explodiram" em violentas guerras civis, tiveram uma parcela muito grande de suas respectivas populações deslocadas para outros locais do continente, como foi o caso de Angola.
Espero ter lhe ajudado de alguma maneira. De qualquer forma,