em agosto de 1979 foi decretada a lei da anista explique o que foi essa lei e por que ela ainda é motivo de grandes debates no Brasil
Respostas
Faça os exercícios!
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo 0:00
03:38AudimaAbrir menu de opções do player Audima.
A Lei da Anistia faz parte de um conjunto de medidas tomadas no contexto da abertura política do regime militar que vigorou por 21 anos no Brasil e faz parte de uma estratégia de avanço e recuo do domínio dos militares utilizada por Geisel e continuada por Figueiredo. Portanto, trouxe benefícios à sociedade civil, mas também aos militares.
Antes de haver propriamente uma campanha pela anistia, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) incluiu em seu programa, no ano de 1972, a luta pela paz nacional, que se materializariam pela demanda de formação de uma nova Assembleia Constituinte, pela concessão da anistia e pelo retorno das eleições diretas. A abertura iniciada por Geisel também contribuiu para a ampliação dos espaços de discussão do tema, nesse contexto.
Essa lei impe que os torturadores do Governo militar sejam processados pelos crimes cometidos no regime o que gera polêmica entre militantes de esquerda que tiveram membros que foram alvos dessa práticas e os integrantes da direta que protestam a favor da legislação.