Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são definidos pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 358, de 29 de abril de 2005, que dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos RSS como aqueles provenientes do “atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo, drogarias e farmácias, estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde, laboratórios analíticos de produtos para saúde, necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento, serviços de medicina legal, centros de controle de zoonoses, distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, distribuidores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro, unidades móveis de atendimento à saúde, serviços de acupuntura, serviços de tatuagem, entre outros similares” (BRASIL, 2005).
BRASIL. Resolução CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005. Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 04 maio 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018.
Considerando as informações acima, sobre as técnicas de tratamento aplicadas aos resíduos de serviços de saúde (RSS), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O tratamento químico é a única técnica de tratamento aplicada aos resíduos de serviços de saúde.
Alternativa 2:
As tecnologias de autoclave e incineração são aplicadas para o tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS).
Alternativa 3:
Encapsulamento, que consiste em armazenar em cápsulas específicas para resíduos de saúde. Essas cápsulas são produzidas por empresas especializadas.
Alternativa 4:
No tratamento de RSS, por meio da incineração, os RSS são expostos à radiações gama a partir do cobalto 60 e ultravioleta para destruir os microrganismos infecciosos.
Alternativa 5:
A ionização consiste na desinfecção dos resíduos pela exposição à radiação não ionizante do tipo micro-ondas. Nesta forma de tratamento, os resíduos são triturados antes do processo.
Respostas
Olá, tudo bem?
Com relação aos tipos de tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS), são utilizados os seguintes processos disponíveis:
- Incineração;
- Pirólise;
- Autoclavagem;
- Microondas;
- Radiação Ionizante;
- Desativação Eletrotérmica e
- Tratamento Químico.
Analisando as alternativas dadas temos que:
Alternativa 1 - ERRADA - Conforme vimos, o tratamento químico não é a única técnica existente.
Alternativa 2 - CORRETA - Autoclavagem e incineração são técnicas aplicadas para o tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS).
Alternativa 3 - ERRADA - Encapsulamento não faz parte das técnicas utilizadas.
Alternativa 4 - ERRADA - A definição dada é relacionada ao tratamento por radiação ionizante e não incineração.
Alternativa 5 - ERRADA - A definição também está errada.
Sendo assim, a única alternativa correta é a:
Alternativa 2: As tecnologias de autoclave e incineração são aplicadas para o tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS).
Resposta:
Alternativa 2: As tecnologias de autoclave e incineração são aplicadas para o tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS).
Explicação:
Alternativa 1: O tratamento químico é a única técnica de tratamento aplicada aos resíduos de serviços de saúde.
FALSO, vide p. 75 do livro. “Segundo o Ministério da Saúde (2001), no tratamento para resíduo de serviços de saúde, podem-se utilizar os seguintes métodos conforme o tipo e periculosidade do resíduo: incineração, autoclave, tratamento químico, micro-ondas e ionização.”
Alternativa 2: As tecnologias de autoclave e incineração são aplicadas para o tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS).
VERDADEIRO, vide p. 75 do livro. “Segundo o Ministério da Saúde (2001), no tratamento para resíduo de serviços de saúde, podem-se utilizar os seguintes métodos conforme o tipo e periculosidade do resíduo: incineração, autoclave, tratamento químico, micro-ondas e ionização.”
Alternativa 3: Encapsulamento, que consiste em armazenar em cápsulas específicas para resíduos de saúde. Essas cápsulas são produzidas por empresas especializadas.
FALSO, aqui trata do tratamento de resíduo sólido industrial. vide p. 64 do livro. “■■ Encapsulamento, que consiste em revestir os resíduos com uma camada de resina sintética impermeável e de baixíssimo índice de lixiviação.”
Alternativa 4: No tratamento de RSS, por meio da incineração, os RSS são expostos à radiações gama a partir do cobalto 60 e ultravioleta para destruir os microrganismos infecciosos.
FALSO, vide p. 77, aqui trata de Ionização.
Alternativa 5: A ionização consiste na desinfecção dos resíduos pela exposição à radiação não ionizante do tipo micro-ondas. Nesta forma de tratamento, os resíduos são triturados antes do processo.
FALSO, vide p. 77, aqui trata de micro-ondas.