Respostas
Permutação ou o crossing-over (do inglês, cruzar sobre), que é a quebra de cormátides homólogas acompanhada de uma rissoldagem trocada e em diagonal. O resultado é um logos de origem paterna e materna. Trata-se de um fenômeno muito amplo, que ocorre em todos os cromossomos de praticamente todas as células que sofrem meiose e aumenta consideravelmente a variedade de gametas e, portanto, a de indivíduos formados por reprodução sexuada. Possibilita grande variedade genética, o que é importante na evolução das espécies.
Simplificando:
variabilidade genética
A permutação cromossômica ou fenômeno crossing-over, representa uma troca natural e recíproca de fragmentos entre cromátides homólogas.
Essas translocações ocorrem durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mas precisamente na subfase paquíteno, momento de maior aproximação (quiasma) entre cromossomos homólogos pareados, em que os braços de ambos se cruzam havendo intercâmbio de segmentos alélicos.
O evento em questão viabiliza maior taxa de recombinação gênica, com aumento da variabilidade genética nas células reprodutivas (gaméticas: óvulo e espermatozóide), provocando além da mistura dos cromossomos paternos e maternos herdados da geração parental (P), também a permuta de genes alelos sobre esses cromossomos herdados (Geração Filial 1), transmitidos aos seguintes descendentes (Geração Filial 2).
espero ter ajudado