Os pais devem começar cedo a educação sexual da criança, respondendo as suas dúvidas e orientando o seu comportamento, dentro dos parâmetros sociais vigentes. Os professores, além de orientar e informar, podem servir de modelos adequados de interações sociais, fora do âmbito da família.
(MOREIRA, 2011, in Questionamento sobre a sexualidade da pessoa com deficiência intelectual)
Quando se trata de pessoa com deficiência intelectual os pais deverão buscar orientações para realizar a educação sexual do filho ou filha:
Escolha uma:
a. A repressão pura e simples nas manifestações sexuais do deficiente pode ser a conduta mais acertada, tendo em vista que a falta dessa medida poderá acarretar consequências inaceitáveis socialmente.
b. Para a maioria dos jovens com deficiência intelectual a prática de manipular os genitais e/ou a masturbação não chega a ocorrer, pois, eles não percebem sensações de prazer nessas atitudes.
c. Quando o jovem com deficiência intelectual iniciar o processo de masturbação compulsiva e excessiva é necessário orientá-lo de que trata-se de um comportamento aceito e que pode ser realizado em qualquer momento do dia e em qualquer local, afinal, ele está realizando uma prática natural.
d. A repressão pura e simples nas manifestações sexuais do deficiente pode diminuir seu equilíbrio interno, podendo contribuir para o aumento da agressividade e da angústia vital, favorecendo o isolamento e reduzindo suas possibilidades como ser integral.
Respostas
respondido por:
1
B) A repressão pura e simples das manifestações sexuais do deficiente mental, pode diminuir seu equilíbrio interno, podendo contribuir para o aumento da agressividade e da angústia vital, favorecendo o isolamento e reduzindo suas possibilidades como ser integral.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás