A busca por um ordenamento no “cosmos”, nas indagações filosóficas dos filósofos da natureza, que viveram no período pré-socrático, é análoga às bases sobre as quais a Ética nascerá. Em qual das seguintes opções esta relação está expressa apropriadamente? Escolha uma: a. O arranjo ordenado encontrado no universo físico não é tão belo como as normas que regem uma sociedade. b. Ao propor que a água é o princípio de todas as coisas, Thales de Mileto indica que as regras e leis presentes em uma sociedade são demasiadamente líquidas. c. Ao procurar descobrir regras constantes que governem a vida em sociedade, demanda-se uma forma de pensar que idealize a vida entre os seres humanos como um cosmos organizado, para que assim se estabeleça o convívio bom e justo. d. Anaximandro respeita toda a sistematização presente no “ápeiron”, o ilimitado, no qual não existem regras definidas e não há espaço para a Ética. e. Homero descobriu que os generais gregos, ao comandar suas tropas, desrespeitavam as regras das táticas e estratégias das guerras, estabelecendo o caos de onde surgirá o “hábito” expresso no termo “éthos”.
Respostas
respondido por:
4
Sabendo que há uma ordem no cosmos, surge o estudo da ética como um modo de investigar se as relações humanas são elas mesmas ordenadas ou se há alguma relação entre elas.
É a partir daí que Sócrates inicia o estudo ético, aquele no qual diz que aquele que sabe o que é o bem, não age mal.
Portanto, ao tentar descobrir as regras constantes ou absolutas dentro da vida em sociedade, é essencial um modo de pensar que idealize o cosmos organizado, onde todos vivem justamente.
Alternativa C.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás