A reação de saponificação, também denominada hidrólise alcalina, é a reação química que ocorre na produção do sabão, utilizado largamente para a limpeza em geral. Essa reação ocorre entre um éster e o hidróxido de sódio (ou o hidróxido de potássio, em alguns casos), tendo como produto final o glicerol, além do sabão:
óleo ou gordura + NaOH ¿ sabão + glicerol.
Classifique essa reação química de acordo com as substâncias participantes.
Quais os tipos de ligações químicas que formam o hidróxido de sódio e que função inorgânica ele apresenta?
O sabão e o glicerol apresentam quais funções inorgânicas?
Respostas
Olá, tudo bem?
Por definição, a reação de saponificação é um tipo de reação química que ocorre entre um éster e uma base inorgânica ou um sal básico, tendo como produtos finais um sal orgânico e um álcool.
A ligação entre o sódio e o oxigênio é uma ligação iônica, que se caracteriza pela ligação entre um metal e um ametal e pela doação de um ou mais elétrons do metal para o ametal. A ligação entre o hidrogênio e o oxigênio é uma ligação covalente que se caracteriza pelo compartilhamento de elétrons.
O hidróxido de sódio (NaOH) é uma base, pois em água libera íons hidróxido (OH-).
O sabão é constituído de um sal derivado de ácidos carboxílicos. Os sais de ácido carboxílico caracterizam-se pela presença do ânion carboxilato. O glicerol, ou glicerina, é um composto orgânico pertencente ao grupo dos alcóois.