(UFSC - adaptada) Na análise de Karl Marx sobre o Estado burguês, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) O Estado é produto dos antagonismos de classes.
( ) O Estado representa a todos os membros da sociedade de modo igualitário. Ele é o defensor do bem comum.
( ) O Estado representa diferenciadamente a sociedade e as classes sociais que a compõem. ( ) Para Marx, o poder do Estado independe da vida em sociedade. Ele (o Estado) está acima dos interesses particulares.
( ) O Estado burguês é um aparelho que existe para manter a ordem capitalista vigente.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo.
Escolha uma:
a. V - F - V - F - V
b. V - F - V - V - F
c. V - F - F - F - V
d. F - V - F - V - V
e. F - V - F - V - F
Respostas
Olá!
A sequência correta está em:
V-F-F-V-V
Para Marx, o Estado faz parte da organização social e como as camadas se organizam, por isso, em sua concepção Marxista, o quadro econômico só mudaria, a partir do momento que houvesse uma Revolução Proletária, e, o Estado organizasse as funções dos indivíduos, não existindo mais a divisão entre burguesia e trabalhador.
Além disso, o estado burguês, controla os indivíduos através da alienação e do sonho de enriquecer com o trabalho, o que na maioria das vezes tira o desejo do proletariado de buscar seus direitos.
Valeu!
Resposta:a-
Explicação:As relações de produção regulam tanto a distribuição dos meios de produção e dos produtos quanto a apropriação dessa distribuição e do trabalho. Elas expressam as formas sociais de organização voltadas para a produção. Os fatores decorrentes dessas relações resultam em uma divisão no interior das sociedades.