Respostas
Olá!
O pulmão atua nesse processo da seguinte forma, excretando CO2 que é ácido e tem potencial de causar um desequilíbrio de Ph no sangue, deixando o mesmo ácido e assim levando o indivíduo a um quadro de acidose metabólica.
O CO2 chega até o pulmão em sua maioria através da hemoglobina, outra parte chega quando o bicarbonato presente no sangue doa constituintes para o mesmo se tornar ácido carbônico e depois outro intermediário e assim ser solúvel no sangue e menos ácido.
Além do papel de oxigenação e eliminação do CO2, os pulmões são fundamentais para a homeostase ácido-básica. Lembramos que os ácidos fixos são produzidos pelo metabolismo tecidual e continuamente excretados pelos rins, sendo que diariamente cerca de 40-80mEq de ácidos fixos são removidos. Nas condições em que a habilidade renal de manter a homeostase foi perdida, os pulmões compensam o desequilíbrio de forma aguda ou crônica, para preservar um pH fisiologicamente aceitável. Como parte do papel de manutenção da homeostase os pulmões são responsáveis por excretar aproximadamente 13.000mEq de ácido carbônico diariamente, de tal forma que alteração na ventilação minuto, e em particular da ventilação alveolar, pode produzir grandes efeitos no equilíbrio ácido-básico na saúde e na doença.