Respostas
A reprodução assexuada dá-se quando de um único indivíduo surge um outro. Não existe um único processo onde ocorre reprodução assexuada, existem vários, mas todos se baseiam à volta da mitose, que é a divisão de uma célula em duas, sendo ambas geneticamente iguais (desde que não ocorra uma mutação).
Os principais processos de reprodução assexuada são:
Bipartição - Um indivíduo separa-se ao meio em partes de tamanho igual que formam assim 2 indivíduos. Um exemplo é a planária.
Multiplicação vegetativa - Ocorre nas plantas e ocorre através do desenvolvimento de um dos tecidos da planta (por exemplo a raíz) de forma a deste surgir uma nova planta.
Brotamento ou gemulação - O mesmo que a bipartição mas neste caso o indivíduo não se divide em partes do mesmo tamanho, vai surgir um broto (de pequenas dimensões) que dá origem ao novo indivíduo. Um exemplo são as leveduras
Fragmentação - Dá-se quando parte de um ser vivo é espontaneamente ou acidentalmente partida e assim a partir da parte partida e da parte original vão surgir novos ser vivos totalmente independentes um do outro. Um exemplo é a estrela-do-mar.
Partenogénese - Ocorre quando de um óvulo se desenvolve um novo indivíduo sem que ocorra a fecundação (logo ocorre em animais do sexo feminino ou hermafroditas). Um exemplo comum é a abelha.
Existem outros processos de reprodução assexuada mas estes são os mais comuns de se estudar e falar. De qualquer forma todos seguem um mesmo padrão, que é a mitose.