Em 1534 o Brasil foi dividido em 15 lotes de terras, que deveriam ser administrados por pessoas nomeadas pelo rei. Esse sistema temporário ficou conhecido como Capitanias Hereditárias. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- Os proprietários das capitanias eram pessoas de razoável poder econômico, porém não eram nobres, pois estes preferiam investir seus recursos na África e na Ásia.
II- Como o rei de Portugal não possuía recursos para colonizar o Brasil, bem como fazer com que a colônia produzisse lucros, ele criou o sistema das Capitanias Hereditárias, transferindo assim a responsabilidade de povoar e colonizar para a iniciativa particular.
III- Os proprietários das capitanias eram nomeados pelo Papa, pois, além de se tornarem autoridade máxima da capitania para a qual foram destinados, esses proprietários também exerceriam poderes militares, legislativo e, principalmente, religioso.
IV- Os donatários não eram proprietários das terras. Isso significava que eles não poderiam vender as terras ou dividi-las, isso era um direito exclusivo do rei de Portugal. Ainda assim, os donatários possuíam vastos poderes, tanto na esfera econômica, como na administrativa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
3
resposta é a letra A
maykonpereira1:
obrigado me ajuda nas outras perguntas
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás