Doenças transmitidas por alimento (DTAs) são todas ocorrências clínicas consequentes à ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microorganismos patogênicos (infecciosos, toxinogênicos ou infestantes), toxinas de microrganismos, substâncias químicas, objetos lesivos ou que contenham em sua constituição estruturas naturalmente tóxicas, ou seja, são doenças conseqüentes da ingestão de perigos biológicos, químicos ou físicos presentes nos alimentos. a. Observar que o prazo máximo de consumo do alimento preparado e conservado sob refrigeração a temperatura de 8° C, deve ser de 05 dias. b. Utilizar óleos e gorduras para fritura dos alimentos a temperaturas não superiores a 200 °C. c. Submeter à temperatura superior a 60° C por no máximo12 horas, após serem submetidos a cocção, os alimentos conservados a quente. d. Utilizar temperatura de 70° C no tratamento térmico dos alimentos ou temperaturas inferiores a essa, desde que as combinações de tempo e de temperatura sejam suficientes para assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos. e. Reduzir no processo de resfriamento, de 60 o C a 10 o C, em até 04 horas, a temperatura do alimento preparado.
Respostas
Oi!
O surto de DTA pode ser definido como incidente relacionado a ingestão de alimento ou água que possam estar contaminados, sendo detectado mediante análises epidemiológicas.
A substância tóxica deve estar inserida no alimento ou água para que ocorra um caso de doença transmitida por alimento e, é importante frisar que somente a presença do patógeno não significa que será desencadeado um caso de DTAs.
Diante disso, podemos marcar como alternativa correta a ação que está descrita de acordo com a letra:
a. Observar que o prazo máximo de consumo do alimento preparado e conservado sob refrigeração a temperatura de 8° C, deve ser de 05 dias
Resposta:
Alternativa correta é a letra ''d''
Explicação:
d. Utilizar temperatura de 70° C no tratamento térmico dos alimentos ou temperaturas inferiores a essa, desde que as combinações de tempo e de temperatura sejam suficientes para assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos.
Acabei de responder na AOL 3 de higiene :)