Respostas
Austrália e Nova Zelândia são países que atingiram ótimos níveis de desenvolvimento social e econômico. Os dois países estão localizados na Oceania. A Oceania ocupada uma área de 8,4 milhões de km², tamanho aproximado ao da área do Brasil. É formada por milhares de Ilhas sendo que a Austrália e Nova Zelândia ocupam cerca de 92% da área total do continente.
Os principais colonizadores do continente foram Britânicos, Franceses e Estadunidenses. Os dois países citados são países colonizados pelo Reino Unido e fazem parte da Comunidade Britânica.
Austrália:
A Austrália figura os cinco melhores países de IDH desde 1998. Em 2011, ocupava a segundo melhor colocação nesse índice. Com uma população de 21 766 711 habitantes em 2011, a Austrália é um país de população pequena com grandes vazios demográficos.
A maior ilha que forma a Austrália apresenta um relevo similar ao brasileiro, com formações antigas, baixas altitudes e grandes desgastes erosivos. O fato de Austrália ser cortada pelo Trópico de Capricórnio confere ás ilhas que a formam, uma grande variedade climática. O predomínio de áreas desérticas e semidesérticas faz com que a hidrografia da Austrália se apresente de forma restrita, apesar da grande área territorial. A Austrália possui rios intermitentes, isto é, rios que permanecem secos durante o período de estiagem, apresentando fluxo de águas apenas na estação chuvosa do ano. Sua vegetação original é condicionada diretamente por fatores climáticos.
Outra formação vegetal de destaque na Austrália é a savana, a qual ocupa grande parte do nordeste da ilha principal e apresenta vegetação arbustiva de pequena diversidade, condicionada pela baixa incidência de umidade.
É importante lembrar que Austrália é um laboratório bastante particular no estudo do desenvolvimento da vida animal e vegetal, pois a grande ilha australiana permaneceu isolada dos demais continentes por mais 135 milhões de anos, desenvolvendo algumas formas de vida que não se encontram em outras partes do planeta.
Nova Zelândia:
Quando os europeus chegaram a Austrália, no século XVIII, estima-se que existiam cerca de 250 mil aborígenes vivendo na ilha. No final do século XIX, ocorreu um aumento significativo nas migrações de pessoas livres que deixavam a Inglaterra em busca de desenvolvimento econômico.
Era uma nova sociedade, forte e próspera, baseada principalmente em produtores rurais e boa renda e uma burguesia industrial urbana.
Atualmente, a sociedade australiana vive um grande dilema: parte da população acredita ser necessária a devolução das terras que foram retiradas á força dos aborígenes. Esse dilema até hoje não foi resolvido.
Quase 100% da população australiana é alfabetizada e a expectativa d vida é de 84,3 anos para as mulheres e 79,4 para os homens. A taxa de fertilidade é de praticamente 1 criança por mulher, o que segue a tendência dos países desenvolvidos de baixas taxas de natalidade, acarretando envelhecimento da população e diminuição da população economicamente ativa.
O setor industrial da Austrália é bastante desenvolvido e ocupa cerca de 21,1% da força de trabalho da população.
Austrália e Nova Zelândia, são grandes e belos países desenvolvidos.