• Matéria: Filosofia
  • Autor: betaniam9288
  • Perguntado 7 anos atrás

A alegoria da caverna de Platão, além de ser um texto de teoria do conhecimento é também um texto político. No sentido político é correto afirmar que Platão sustentava um modelo

Respostas

respondido por: patrickdayson
22

Resposta: aristocrático, cujo governo deveria ser confiado aos melhores em inteligência e em conduta ética.

Explicação:

respondido por: larissamagrani
8

Para Platão, cada cidadão deveria ser educado de acordo com a alma que lhe é cabível, seja concupiscível, irasível ou racional. Assim, sustentava um modelo aristocrático.

Platão, ao criar sua teoria dos dois mundos, utiliza-se da metáfora do Mito da Caverna, que traz a ideia de verdade e ilusão. Para o pensador, a razão é a base para se obter um conhecimento epistemológico e constituir um livramento das opiniões e do erro.

Assim, a caverna representa a cegueira humana, que impede o homem de se chegar ao verdadeiro conhecimento. Essa cegueira são as experiências mundanas, que, por serem cópias do mundo inteligível, enganam o homem e o afasta do real.

De acordo com Platão, a matéria e o senso comum impedem que o homem conheça a verdade de fato, pois o corpo aprisiona a alma e a distancia da Inteligência. Assim, para se chegar ao Hiperurânio, o homem deve "sair da caverna" e usufruir da sua razão, única faculdade confiável e que pode conduzir o homem a aproximar-se da verdade.

Saiba mais em:  brainly.com.br/tarefa/25768162

Anexos:
Perguntas similares