• Matéria: Geografia
  • Autor: flaviaaraujo973
  • Perguntado 7 anos atrás

3) A ditadura militar no Brasil baixou a Lei 5.692/72 que criou a disciplina de Estudos Sociais, a qual absorveu os conteúdos de Geografia e História, esvaziando ambas de seus temas mais críticos. "Ainda neste período (décadas de 1960-1970) ocorreu uma massificação de ensino que levou a consequências em cadeia: escolas novas e sem estrutura recebiam professores sem formação específica, o que formava alunos com níveis cada vez mais baixos. Isso refletia nos livros didáticos, que também tinham seus níveis rebaixados para "se adaptarem" aos novos alunos que os utilizavam. Com isso, muitas temáticas pertinentes da disciplina, como geopolítica e meio ambiente, foram sendo ignoradas e deixadas a cabo dos meios de comunicação, o que deixava as aulas cada vez mais enfadonhas e desprovidas de significado para os alunos. (SOUZA, 2011, p. 32-33) Pensando no período histórico apresentado acima, qual foi a vertente da Geografia acadêmica que prosperou neste contexto? ________________________________________ Alternativas: • a) A vertente Crítica, por sua ação política voltada para a superação dos problemas sociais. • b) A vertente Quantitativa, por sua busca por uma neutralidade científica e conteúdo esvaziado de crítica social. • c) A Geografia da Percepção, por tratar principalmente das questões existenciais desprovidas de cunho político. • d) A Geografia Escolar, por sua ênfase descritiva e que é ensinada como algo pouco útil. • e) A Geografia Regional, pois o Regime Militar tinha interesse em políticas de organização territorial a partir de regiões.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
3

Olá,

 d) A Geografia Escolar, por sua ênfase descritiva e que é ensinada como algo pouco útil.

A geografia é uma das ciências mais importantes do mundo, nos faz explicar determinadas coisas e o ensino acerca de diversas ideias poderia representar um risco para o meio durante o período da ditadura, por isso neste ponto valoriza-se a geografia escolar.

A geografia escolar era baseada na ideia de que devemos decorar os nomes dos lugares, as formas, limitando dessa maneira o conhecimento que deve ser passado e assim podendo causar uma diversidade de problemas na educação.


Brudelima: Fiz e deu errado...deu a vertente quantitativa, letra b
respondido por: obrederobreder
0

resposta certa : b)

A vertente Quantitativa, por sua busca por uma neutralidade científica e conteúdo esvaziado de crítica social.


Perguntas similares