Questão A
Para os primeiros filósofos era necessário que, diante das informações recebidas no cotidiano, seja por tradição familiar, religiosa ou cultural em geral, as pessoas pudessem ter a liberdade de verificar se essas informações tinham bases sólidas ou firmadas em preconceitos ou superstições. Por este motivo, o mito, como categoria de explicação da realidade, com seu estilo peculiar, era encarado como inadequado para essa tarefa, por, entre outras coisas, não possibilitar que sobre ele se atestasse juízos como verdadeiro, correto, adequado, já que os mesmos exigiam para sua aceitação apenas a crença em sua veracidade independentemente da possibilidade de serem provados ou não. Com isso em mente e, com base em seus estudos, elabore um texto reflexivo, entre 10 e 15 linhas, apresentando razões que justifiquem a necessidade que um Educador deve ter de fundamentar seus ensinos de tal maneira que o conteúdo do que expressam possa ser verificado por seus alunos de forma clara e sólida.
Questão B
Considerando que professores e comunidade desejem uma participação maior na construção do Projeto Político Pedagógico da Escola onde trabalham e/ou onde seus filhos estudam, e que isso implique numa maior divisão de poderes com o gestor escola e seus departamentos acadêmicos, quais seriam os caminhos que poderiam ser estudados e discutidos entre todos os envolvidos, visando o convencimento de que esse é o caminho para uma escola democrática e de qualidade, elementos necessários para o enfrentamento, superação das dificuldades que a educação formal se encontra e promoção de uma nova escola que atenda as atuais necessidades de cidadania, de aprendizado e de construção de conhecimentos atrelados com um mundo diverso e com um novo mundo do trabalho em formação? Elabore sua resposta em texto de 10 a 15 linhas.
Preciso urgente até dia 22/10/2018
Respostas
A resposta: Dessa forma, em se tratando das práticas de ensino, é essencial que o educador embase e fundamente as suas atividades, a fim de transmitir confiabilidade e solidez ao material a ser estudado, para que o processo educacional seja construtivo, e consequentemente, a formação de cada aluno, para tanto o educador tem que estar sempre disposto a aprender novas técnicas que possam assim contribuir para a formação dos seus alunos. A função do educador é bastante complexa, e requer capacidades e competências específicas, para lidar com os alunos dentro de classe, de acordo com a faixa etária. Levando-se em consideração as especificidades o professor pode usar a tecnologia, dependendo da faixa etária usando o computador, tablete e samartfone para motivar os alunos para o aspecto do pensar e pesquisar com base nas informações tecnológicas.
B resposta: A escola do presente com base nas experiências do passado, não pode mais ser aquela onde a direção e a coordenação elaboravam o projeto e os alunos bem como os pais aceitavam. Diante das mudanças dos paradigmas educacionais há a necessidade de mudanças na construção do projeto pedagógico.
Dentro desta proposta de escola a função do direto, do pedagogo, dos professores e claro da comunidade escolar está em zelar para que esses projetos e metas sejam cumpridos, eles têm o trabalho de cuidar para que o Projeto Político Pedagógico seja cumprido, além de agirem diretamente na construção pedagógica da escola.
O Projeto Político Pedagógico descarta avaliações que assumam um caráter de seleção dos melhores, ou daqueles que absorveram o conteúdo, as chamadas avaliações somativas. A avaliação diagnóstica, assume aqui uma condição de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, com caráter diagnóstico, formador e emancipador, sendo também contínua, sistemática e cumulativa.