• Matéria: Sociologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

(IFRS - adaptada) De acordo com José de Souza Martins (2002), o sistema econômico atual transfere para o grupo familiar parte de suas irracionalidades, isto é, ele não se sente obrigado a pagar pelos problemas sociais que cria. A categoria exclusão (e excluído) se nutre politicamente dessa contradição mal compreendida e mal resolvida. E se nutre, também, de um aparato ideológico referido à condição operária.

Diante dessas condições, analise as afirmativas a seguir, referentes à definição do que é ser operário, e marque cada uma com V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) O operário é, como trabalhador coletivo, portador de uma possibilidade histórica, isto é, possibilidade de transformação social porque ele personifica a (e é agente da) contradição entre o caráter social da produção e a apropriação privada dos resultados da produção.
( ) O operário é o agente não só da produção da mais-valia, mas é também produto e expressão da realização desigual da riqueza criada e, portanto, da realização da mais-valia, do modo como a mais-valia se realiza
. ( ) O operário está incluído, isto é, ele não só produz, e se reproduz no processo de reprodução ampliada do capital, como também se apropria igualmente da riqueza criada, eliminando a contradição com o capital.
( ) O operário é uma categoria sociológica substantiva, relativa ao efetivo e objetivo sujeito social e histórico, sujeito de contradições que personifica possibilidades históricas e que é o trabalhador assalariado.
( ) Independente de sua vontade subjetiva, o operário tem uma realidade objetiva, ele é um produto histórico e, teoricamente, agente privilegiado da História no momento histórico que lhe corresponde.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é Escolha uma:
a. V, F, V, V, V.
b. F, V, V, F, F.
c. V, V, F, V, V.
d. F, V, V, V, F.
e. V, F, F, V, V.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
7

I é verdadeira, sendo esta uma das premissas básicas de Marx e razão pela qual ele acredita ser "inevitável" a revolução comunista.

II é verdadeira, pois é ele que efetivamente trabalha para criar valor e é nele que a desigualdade se manifesta.

III é falsa, pois o produto do trabalho do proletariado é alienado dele, de modo que ele não participa do consumo da riqueza, apenas da produção.

IV é verdadeira, de modo que o proletariado é justamente o sujeito de contradições.

V é verdadeira, de modo que, por sua própria condição, o proletariado é um sujeito voltado para a possibilidade de mudança social.

É correta a alternativa C.

Perguntas similares