as vezes fico pensando sobre nossas crenças. Se elas só forem uma forma de escapar e ter segurança e confiança uma verdade ou tudo mentira.
Queria a opinião de você. :)
Respostas
Como a gente não pode voltar pro passado e ver o que realmente aconteceu, historicamente falando, é bem provável que as religiões possam ter sido inventadas pela humanidade, como forma de conforto em assuntos como a morte, por exemplo, ou por justificar situações e fatos que eles não sabiam como ( tanto que por muitos anos, principalmente na Idade Média, tudo era justificado pela 'Vontade de Deus'). Mas assim, também podem existir, não há mesmo como ter certeza absoluta.
Espero ter ajudado :D
Eu, como ateu, acredito que nossas crenças nada mais são do que ligações que nosso cérebro faz para buscar algum sentido. Nosso cérebro tende a ligar pontos de informações que captamos para formular algum padrão até que faça sentido para nós. Isso é a crença.
Nossos antepassados primitivos não poderiam ver um céu coberto por nuvens e raios ou uma ventania e pensar que aquilo era apenas algo da natureza. Eles não tinham o conhecimento astrológico que nós temos e muito menos a Ciência. Eles tinham medo então, não por acaso, eles tiverem de atribuir acontecimentos naturais a deuses e seres sobrenaturais. Por isso era tão comum existir o deus do fogo, o deus do vento, o deus das cheias (no Egito era considerado o Faraó) o deus da terra (para boas colheitas) etc. Isso só prova que nosso cérebro precisa estabelecer algum padrão, ele precisa "fechar o ciclo".
Então surgiu o homo sapiens (nós), com um cérebro bem maior mas com as mesmas curiosidades da humanidade. Então começou a surgir as atuais crenças religiosas (cristianismo, islamismo etc.) dando algum sentido para nossa existência, para a existência desse mundo e principalmente para nossa morte. Era muito inaceitável que a pessoa que morresse simplesmente deixaria de existir. Era algo muito forte. Então, precisaríamos nos confortar acreditando que existiria algum outro local além daqui, que poderíamos ficar sossegados.
Eu acredito que as crença religiosas são refúgios para o medo de sabermos o que é a vida. Acredito que a fé serve como uma "muleta psicológica", pois a vida seria muito dura se nós tivéssemos o conhecimento de todo o sofrimento que existe e não houvesse um paraíso onde tudo será bonito e colorido quando morrermos.
Então, sabendo que há um Ser Supremo e onipresente nos vigiando e nos amando, é muito mais tranquilo acordarmos todos os dias e viver a vida.