• Matéria: História
  • Autor: nathalia1211
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais foram os benefícios da união ibérica para o Brasil e para Portugal?

Respostas

respondido por: kymberlly39
2

Ola,Espero que ajude!!

Além de abrir precedentes para que a economia voltasse a se equilibrar , a Espanha poderia se valer da vitória para estabelecer uma relação de comércio de escravos com os portugueses na Africa . Por outro lado , Portugal manteve grande parte da influência de seus comerciantes e burocratas , controlando o comércio na colônia 

União Ibérica foi um período de 1580 a 1640, na qual o mesmo Rei governa ao Portugal e Espanha. O Rei pertencia a Dinastia Hasburgo e foi ao mesmo tempo Rei de Portugal e Rei da Espanha.

Antecedentes:

Em 1578, Dom Sebastião "desaparece" na Batalha de Alcácer-Qiber, o que deixa o trono livre para o seu sucessor. Porém, seu sucessor havia morrido na Batalha de Açores.  

Em 1580, Filipe II Hamburgo (que já era Rei da Espanha) comanda uma invasão a Portugal. Filipe II vence a luta e deu inicio da União Ibérica, que duraria até 1640.

A França invadiu o Brasil duas vezes. A primeira vez, em 1555, no território do Rio de Janeiro. Inclusive, franceses estabeleceram comércio na Bacia de Guanabara. Porém, Estácio de Sá recebeu o Título de Capitão-Mor, que lhe dava pelos poderes de expulsar franceses da região do Rio de Janeiro. A Expedição de Estácio de Sá aportou na Bacia de Guanabara e franceses foram duramente derrotados, o que resultou na reintegração do território carioca. Como consequência, a Corou portuguesa reforça a colonização do Brasil.

A segunda invasão francesa ao território Brasileiro foi em 1612, no Estado de Maranhão. Foi chamado de França Equinocial, pois a França tinha objetivos de colonizar a América Latina, em torno da linha do Equador. A Expedição francesa saiu do porto de Cancale e aportou no atual estado do Maranhão, no qual o franceses chamavam de Saint Louis. Mesmo após a recolonização portuguesa, a capital do estado permaneceu com o mesmo nome, São Luis, em homenagem a Luis XIII da França.

França Antártica (1555-1567)

França Equinocial (1612-1615)



Perguntas similares