• Matéria: Filosofia
  • Autor: carolinasantaro
  • Perguntado 7 anos atrás

(UEM - adaptada) Leia o texto a seguir. Como regra, a corrupção nunca atinge todo o corpo político e todas as instituições de uma vez, sempre há alguma parte que resiste e ainda não foi contaminada, pois é impossível que um Estado corrompido em todas as suas partes ainda consiga sobreviver. MARTINS, José Antônio. Corrupção. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2008. p. 38. (Adaptado) Considerando o texto e seus conhecimentos a respeito da temática “Estado e poder”, analise as afirmativas a seguir. 01) A existência de partidos políticos, em sua essência, é sinônimo de corrupção do Estado. 02) Uma das tarefas dos membros do Poder Legislativo é elaborar as leis e as normas que regem a sociedade. Leis mal formuladas ou a ausência delas podem levar à corrupção, uma vez que acarretam a possibilidade de que condutas consideradas erradas fiquem impunes. 04) Protestos pacíficos (com articulação de ideias que enalteçam a democracia) sobre casos de corrupção podem ser vistos como sinal de vitalidade política, pois são efeito de uma maior fiscalização da sociedade sobre os agentes públicos. 08) Práticas de favorecimento e tráfico de influência não podem ser listados como formas de corrupção na administração pública. Agora, assinale a opção que indica a soma correta dos números referentes às afirmativas verdadeiras. Escolha uma: a. 06 b. 13 c. 10 d. 07 e. 12

Respostas

respondido por: ferretti
1

01) A existência de partidos políticos, em sua essência, é sinônimo de corrupção do Estado.

Falso. A existência de partidos políticos por si só não significa a corrupção do Estado.


02) Uma das tarefas dos membros do Poder Legislativo é elaborar as leis e as normas que regem a sociedade. Leis mal formuladas ou a ausência delas podem levar à corrupção, uma vez que acarretam a possibilidade de que condutas consideradas erradas fiquem impunes.

Correto. A má formulação de leis acarreta nas eventuais problemáticas associadas à imoralidade política.


04) Protestos pacíficos (com articulação de ideias que enalteçam a democracia) sobre casos de corrupção podem ser vistos como sinal de vitalidade política, pois são efeito de uma maior fiscalização da sociedade sobre os agentes públicos.

Correto. Protestos que envolvam manifestações pacíficas pela defesa democracia contra a corrupção, são favoráveis e benéficos.


08) Práticas de favorecimento e tráfico de influência não podem ser listados como formas de corrupção na administração pública.

Falso. Práticas de favorecimento e tráfico de influência são, sim, problemas ligados à corrupção na esfera pública.


Perguntas similares