• Matéria: Sociologia
  • Autor: Espertinha4582
  • Perguntado 7 anos atrás

explique o que significa falar em família patriarcal no brasil? alguma alma bondosa pra me ajudar?!

Respostas

respondido por: Anônimo
0

Não sou bondoso, mas:

Basicamente, a família, ou a sociedade patriarcal, fazem parte de um mecanismo vinculado ao princípio histórico de sujeição dos constituintes de um ambiente familiar, principalmente a mulher, a figura do homem ("da casa") autoritário, dono da verdade universal e dotado de prestígio social no campo exterior ao de sua família. O patriarca seria o encarregado de efetivar o pleno funcionamento de sua casa administrando as finanças, o comportamental e o pensamento de seus parentes, tornando-se a única figura de poder em seu lar.

O ideal patriarcalista no Brasil hodierno tem origens na sua colonização, quando o território estava totalmente inserido no contexto das desigualdades como norma. A estrutura se dividia com o senhor de engenho no topo da pirâmide social, cuidando de negócios e de assuntos políticos, dotado de prestígio de bom cidadão e, ao seu lado, a sua esposa, que não obstante, era totalmente subordinada as vontades de seu marido. A mulher estava destinada a ter uma vida controlada, sem envolvimento na esfera econômica ou política; somente encarregada de cuidar de sua família e, obviamente, com a função de ser a dócil "servente" de seu esposo.

Diante disso, podemos observar que certos paradigmas, além de tudo, se constituem nos dias atuais, sendo repassados culturalmente de geração a geração. A síntese do problema pode ser vista com uma análise sobre a realidade de muitas famílias modernas brasileiras que, ainda seguem o padrão patriarcal de epigênese colonial, com um homem mandante e super autoritário, no ambiente familiar, e uma mulher designada a suprir as necessidades do homem.

Perguntas similares