• Matéria: Geografia
  • Autor: mmarianadinizz
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique o conceito de liberalismo e protecionismo, mencionando pontos negativos e positivos

Respostas

respondido por: diogolmaciel
5

Liberalismo (econômico): forma de economia em que rejeita a intervenção do Estado nas relações econômicas entre a população ou o país. O liberalismo defende uma economia de livre mercado, ou seja, as pessoas são livres para negociar em qualquer mercado, competindo entre si.

  • Pontos negativos: geralmente quem critica o liberalismo é por entender que ele gera maiores índices de desigualdades sociais. Há também a tendência de, com o tempo, surgir monopólios ou oligopólios entre as empresas privadas.
  • Pontos positivos: O liberalismo proporciona crescimento econômico e uma economia mais dinâmica (o que gera mais empregos), visto que as pessoas teriam mais liberdade para criar empresas e competir com outras. Outro ponto é que, com mais concorrência entre as empresas, a tendência é os preços dos produtos caírem, ficando disponíveis para as pessoas mais pobres. Quanto ao monopólio e oligopólio, os liberais reconhecem sua possibilidade de surgimento e, por isso, defendem uma pequena intervenção do Estado para garantir a livre concorrência.

Protecionismo: o protecionismo é uma das formas de o Estado intervir na economia. Ele visa proteger (daí o nome) uma empresa da concorrência de mercado. Por exemplo, o Correios é uma empresa estatal, ou seja, pertence ao Estado e não à iniciativa privada. Ele tem o protecionismo do Estado, ou seja, não pode haver alguma outra empresa competindo com o Correios. A Petrobrás também é protecionista, ou seja, não existe alguma outra empresa que faça o mesmo trabalho e compita com ela. O governo entende que algumas empresas (as quais ele chama de "setor estratégico") tem de ficarem livres da concorrência, visto que são de suma importância para a população.

  • Pontos negativos: O mais visível é o monopólio. Ou seja, só os Correios podem fazer o trabalho que fazem, e só a Petrobrás pode fazer a exploração do petróleo, por exemplo. Sendo assim, eles não tem concorrência em seus respectivos setores de mercado. Isso também gera um valor de produto alterável pelo governo, e não pela concorrência. Ou seja, o preço do produto não será estabelecido pelo mercado, mas pelo governo. Sem concorrência, os preços do produto não têm incentivo para abaixarem, visto que há somente uma empresa desempenhando a tarefa. Os produtos também não teriam incentivo para serem melhores, visto que não há uma concorrência que possa produzir algo melhor e "roubar" a clientela. Outro ponto negativo é a geração de empregos, onde em um setor protecionista, por não ser permitido haver concorrência, haverá somente uma empresa com uma certa quantia de empregados, enquanto que em uma economia liberal, com concorrência nos setores, haveria várias empresas competindo, e estas empresas estariam contratando e empregando mais pessoas, diminuindo o desemprego.
  • Pontos positivos: A intenção do protecionismo é baseado em uma visão de que a iniciativa privada não pode assumir setores essenciais para a população, sendo assim, o Estado administrando estas empresas, ele nos protegeriam de uma escolha incorreta dos capitalistas, ou de algum aumento nos preços etc. Outro ponto é que ele visa o desenvolvimento da empresa nacional, ou seja, é contra que alguma empresa do exterior faça seu trabalho em nosso país.

Espero ter ajudado, e se eu usei algum termo complexo que você não entendeu, pode perguntar-me nos comentários.

Perguntas similares