Os Processos Reflexivos enfatizam a desconstrução das queixas e a construção conjunta de um consenso sobre qual será o problema enfocado e a inclusão da rede social significativa dos participantes do trabalho terapêutico. A reflexão é o que se passa quando algo ouvido é internalizado e pensado, antes de uma resposta ser dada. Reflexão: pensar depois de ouvir, antes de falar. Por desconstrução entendemos as práticas que buscam o desenvolvimento de um sentimento de estranheza e de curiosidade em relação ao que parece comum e cotidiano, buscando compreender, através de perguntas, como foi construída a situação problema, em busca de um pedido consensual (o problema que será enfocado).”
Respostas
Olá!
A questão está incompleta. Abaixo acrescento o complemento:
“Tomando como referência as vantagens dos processos reflexivos como ferramenta clínica dentro do enfoque sistêmico, analise as afirmativas com (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:
( ) Ampliar a compreensão dos significados do que é dito pelos clientes e flexibilizar as maneiras de lidar com os conflitos.
( ) O trabalho inspirado nos processos ou conversações reflexivas deve ser individual. Duplas ou equipes não são recomendadas, pois, comprometem o processo.
( ) Utilizar as diferenças existentes entre os membros da dupla/equipe de forma complementar, a pluralidade de focos e vozes, possibilitando a divisão de angústias e responsabilidades.
( ) Compartilhar as emoções entre os membros da dupla/equipe e as famílias e mostrar o diálogo da dupla/equipe, incluindo suas diferenças, como modelo para conversas da família.
( ) Como em tudo na vida também há riscos e o trabalho de duplas/equipes não é exceção. Há o risco de que um ou mais membros fiquem em papéis enrijecidos, um como líder, o outro como auxiliar. É importante que haja flexibilidade, como em uma dupla/equipe de voleibol, em que ora um está no ataque e o outro na defesa e logo depois os papéis se alternam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Escolha uma:
a. V – V – V – V – F.
b. F – F – V – V – V.
c. V – F – F – V – F.
d. V – V – V – F – F.
e. V – F – V – V – V.”
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – É verdadeira. Ampliação da compreensão dos significados do que é dito pelos clientes e a flexibilização das maneiras de lidar com os conflitos.
II – É falsa. O trabalho inspirado nos processos ou conversações reflexivas deve ser coletivo. Duplas ou equipes são recomendadas, pois, auxiliam o processo.
III – É verdadeira. Utilizar as diferenças existentes entre os membros da dupla/equipe de forma complementar, a pluralidade de focos e vozes, possibilitando a divisão de angústias e responsabilidades.
IV – É verdadeira. Compartilhar as emoções entre os membros da dupla/equipe e as famílias e mostrar o diálogo da dupla/equipe, incluindo suas diferenças, como modelo para conversas da família.
V – É verdadeira. Como em tudo na vida também há riscos e o trabalho de duplas/equipes não é exceção. Há o risco de que um ou mais membros fiquem em papéis enrijecidos, um como líder, o outro como auxiliar. É importante que haja flexibilidade, como em uma dupla/equipe de voleibol, em que ora um está no ataque e o outro na defesa e logo depois os papéis se alternam.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e. V – F – V – V – V.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
V – F – V – V – V.
Explicação: