• Matéria: Geografia
  • Autor: bellaguemba
  • Perguntado 7 anos atrás

como foi participação japonesa no eixo?

Respostas

respondido por: eduarda5389
7
Com recursos naturais escassos e uma população em crescimento, o Japão há muito olhava para fora das suas fronteiras. Em 1931, anexou a Manchúria e em 1940 a queda da França deu-lhe um ponto de apoio no sudeste asiático, com a ocupação da Indochina francesa. O Japão via assim a possibilidade de se expandir na Ásia e no Pacífico.

Os japoneses sabiam que os Estados Unidos eram a única potência com uma presença militar suficientemente forte na Ásia para se opor aos seus planos expansionistas e a principio contavam manter os Estados Unidos, neutros, fora do conflito. No entanto, enquanto diplomatas tentavam a paz, os japoneses planejavam atacar a esquadra norte-americanos do Pacífico, que fora deslocada para Pearl Harbor.

Quando os EUA se recusaram levantar um embargo que ameaçava paralisar a máquina de guerra do Japão, os japoneses puseram o seu plano em ação. No mesmo dia atacaram Pearl Harbor, a Malásia, as Filipinas, Guam, Java, a Tailândia, Hong Kong, Bornéu e a fortaleza da ilha Wake. Em poucos meses, o Japão tinha alargado os limites do império e estabelecido um vasto perímetro defensivo na área do Pacífico. Ao paralisar a esquadra dos EUA, o Japão 

Perguntas similares