Considerando o que estudamos em nossos materiais, sobre as Potencialidades e Limitações dos canais eletrônicos de marketing, faça uma leitura das situações hipotéticas relatadas a seguir: I. Ernesto precisa de um novo notebook. Olhou na internet diversos modelos e marcas de diferentes configurações, mas não se sentiu seguro para a compra. Foi até uma loja de varejo, experimentou uma máquina que viu na internet e fechou negócio na loja, adquirindo um modelo de sua preferência. II. Jane queria comprar um processador de frutas para sua casa. Um comercial de um determinado modelo lhe chamou a atenção. Jane então foi até um portal de compras, buscou pelo produto anunciado e percebeu que muitos compradores do produto postaram comentários negativos a respeito do equipamento. Jane desistiu da compra. III. Elisângela e Louise são amigas há muitos anos. São também usuárias assíduas de redes sociais e da Internet em geral. As duas gostam de encontrar-se no Shopping Center nos finais de tarde, após o trabalho, tomar um lanche e olhar vitrines. Vez por outra, acabam encontrando algum produto com preço interessante e realizando a compra. Elas não trocam esse passeio no shopping por nenhuma outra experiência de compra. IV. Silvio é um usuário habitual de internet, mas não costumava realizar compras por esse meio. Finalmente seu filho adolescente o convenceu a comprar um tênis para caminhada em um portal muito conhecido. O produto chegou exatamente na data combinada e da forma que foi anunciado no site. Após essa experiência, Silvio pensa em comprar uma TV de última geração em um portal de vendas eletrônicas. Elaborado pelo professor. Considerando as situações acima, podemos afirmar que ficaram demonstradas potencialidades e limitações dos canais eletrônicos de marketing. Analise atentamente os casos relatados e marque a alternativa que os classifica corretamente como Potencialidade ou Limitação. Alternativas Alternativa 1: I - Potencialidade; II - Limitação; III - Limitação; IV - Potencialidade. Alternativa 2: I - Limitação; II - Potencialidade; III - Limitação; IV - Potencialidade. Alternativa 3: I - Limitação; II - Limitação; III - Potencialidade; IV - Potencialidade. Alternativa 4: I - Limitação; II - Potencialidade; III - Potencialidade; IV - Limitação. Alternativa 5: I - Potencialidade; II - Potencialidade; III - Limitação; IV - Potencialidade.
Respostas
Olá,
Analisando cada uma das compreensões acerca da aplicabilidade concreta do marketing virtual, bem como suas potencialidades e limitações, podemos conferir determinadas pautas que nos direcionarão as categorias de cada situação descrita.
Afirmação I - Limitação
Como o meio virtual não possibilita que o usuário consumidor tenha acesso aos seus produtos e, numa experimentação concreta, compreenda as potencialidades de sua aquisição, há uma limitação neste marketing, que muitas vezes é cedido para às lojas físicas, justamente pelo fator de proporcionalização de experiências.
Afirmação II - Potencialidade
Há uma vertente de potencialidade descrita nesta situação, uma vez que os impactos e as repercussões realizadas no ambiente virtual foram influenciadores na escolha de Jane. Embora tenha sido uma aplicação negativa, é perceptível que as decisões da moça foram pautadas por meio dos resultados e experiências que encontrou nos ambientes virtuais.
Afirmação III - Limitação
Toda questão afetiva e de rotina traz ao modelo virtual uma maior restrição e limitação de alcance ao público, uma vez que diz de interações e relações que não dependem da companhia de outro, algo de extrema necessidade ao ser humano.
Afirmação IV - Potencialidade
Como o meio virtual possibilita uma maior dinamicidade e controle sobre suas gerências, além de proporcionar certa facilidade em suas aquisições, há uma potencialidade do marketing no ramo, por meio da situação descrita.
Bons estudos!
ALTERNATIVA 2
I - Limitação; II - Potencialidade; III - Limitação; IV - Potencialidade