Respostas
A Luneta Mágica de Joaquim Manuel de Macedo é uma obra que se afasta do romance ligeiro de complicações amorosas e desenlaces piegas, não se aproxima de nada.
Paira indecisa entre a fábula, o conto de fadas, e a historieta, tudo entremeado de digressões pseudo-filosóficas.
As frequentes e nem sempre oportunas especulações sobre o Bem e o Mal se conduzem através de um discurso em que predomina o lugar-comum romântico, enunciado por um narrador que proclama sua miopia física e moral desde a primeira página.
Em primeira pessoa, Simplício, o narrador, conta-nos suas desventuras de “míope moral e fisicamente” que a duas polegadas dos olhos não distingue um girassol de uma violeta. Simplício ficou órfão aos 12 anos de idade e mora com usa tia Domingas, mulher religiosa e devotada, Américo, que administra sua herança e com sua prima Anica.
Convidado a participar de um júri onde conhece Nunes, quem o apresenta ao Senhor Reis, o qual lhe indica um mágico armênio.
Com ele Simplício consegue uma luneta com a qual pode ver perfeitamente, inclusive além das aparências.
Assim, Simplício poderá enxergar o lado bom e ruim de cada pessoa. Após grandes enganos e confusões ganha do armênio a Luneta do bom senso, encontrando assim uma maneira de enxergar as pessoas e viver bem com a sociedade.
O livro "A Luneta Mágica", escrito por Joaquim Manuel de Macedo, conta a história de Simplício, um jovem que perdeu os pais na pré-adolescência, e hoje em dia ele mora com Américo, tia Domingas e a prima Anica. Um dia, ele é chamado para um júri, e lá conhece o Senhor Nunes, que faz a indicação de um gravador de vidros, para ajudar com o problema de miopia.
Lunetas mágicas
No entanto, nenhuma lente serve para Simplício. É aí que o gravador de vidros recomenda a ele um mágico, que é quem entrega uma luneta mágica a ele. Essa luneta fazia com que ele visse o mal nas pessoas, e depois ele recebe outra, que faz com que ele veja o bem nas pessoas.
Desiludido, ele desiste da própria vida, até que o mágico entrega outra luneta, dessa vez a do bom senso.
Veja outro texto de Joaquim Manuel de Macedo:
https://brainly.com.br/tarefa/42541674
#SPJ2