Partindo do pressuposto que o voto também é um tipo de opinião pública, assim como a expressa pela imprensa, por que o eleitor (re) elege candidatos envolvidos em escândalos ou denúncias?
Respostas
Acredito que por dois motivos:
1: Falta de interesse em assuntos políticos. É muito comum ouvir a expressão "odeio política", o que torna as pessoas apolíticas e desinteressadas por qualquer assunto político. Essa falta de interesse muitas vezes acaba "cegando" as pessoas do que anda ocorrendo e das denúncias que envolvem políticos. Como as eleições (de âmbito federal e estadual) ocorrem somente a cada quatro anos, é muito comum as pessoas se esquecerem de algum político que não agiu republicanamente e votarem nos mesmos, já que elas, por serem apolíticas, não acompanham esses tipos de notícias.
2: Muitas vezes é comum as pessoas tratarem a política como política partidária. Se estas pessoas simpatizam com o partido X, e o candidato Y é o único representante do partido X em uma eleição, estas pessoas não se importarão se ele cometeu alguma corrupção (ou não trabalhou corretamente em seu último mandato), desde que ele pertença ao seu partido predileto, é muito comum que elas votem nele.