• Matéria: Português
  • Autor: maed51
  • Perguntado 7 anos atrás

Gente tenho que fazer um texto sobre As opiniões, que as pessoas as vezes não aceita as opiniões dos outros e que só a dela está certa. Só que não tenho muita ideia. Poderiam por favor me ajudar?


Tamanduaah: Mas do jeito que você disse acima, sem humilhação :)
maed51: isso mesmo
Tamanduaah: Por quê a gente troca opiniões?
maed51: Como assim? desculpa sou difícil para raciocínio
Tamanduaah: Assim: as pessoas conversam. Descobrem um assunto que elas não concordam. Eu vou votar no fabinho e você no rodriguinho. Cada uma tem sua opinião. Por que é que nós vamos contar nossos motivos, nossas opiniões, uma para a outra?
maed51: Ok pode ser. Você começa
Tamanduaah: Mas eu queria saber por que nós fazemos isso. Por que trocamos opiniões?
maed51: ata desculpa
maed51: bom eu acho que as trocas de opiniões são importantes para nós sabermos o que o outro pensa
maed51: e não ficar preso só na sua opinião

Respostas

respondido por: Tamanduaah
1

As pessoas trocam opiniões para saber o que os outros pensam. E você pode ouvir duas coisas: ou a pessoa pensa igual a você, ou pensa diferente.

Existem pessoas que não aceitam opiniões diferentes. Dizem que está errado, humilha o colega. Bem, mas e se ela estiver errada? Se a pessoa está errada, ela não sabe que está errada, ela não está falando coisa errada de propósito! Então dizer para alguém que ela está errada não é um problema. O problema é como dizer. Sem grosseria, sem humilhação. E de preferência mostrando os motivos pelos quais ela está errada.

Quando a pessoa escuta que está errada, isso dói. Faz parte da natureza humana, temos certeza absoluta da nossa inteligência. Mas ser inteligente não é a mesma coisa que saber tudo. Por isso trocamos opiniões: de repente uma opinião diferente da minha abre um caminho que eu não conhecia.

Mas o ser humano é também teimoso. Ele sabe que pode estar errado e que pode ser convencido. É por isso que há pessoas que não aceitam opiniões contrárias. Elas não querem ser obrigadas a repensar a sua própria opinião.

Em um diálogo sadio, as duas pessoas trocam opiniões, falam o que pensam da opinião do colega, mostram seus motivos. Jamais se agridem e não têm medo de mudar de opinião, nem que seja em uma pequena parte.  Quem não aceita opinião dos outros é porque não sabe debater e tem medo de ser enganada. Portanto, nós temos que pensar nos dis lados: quando a minha opinião não é respeitada, eu não preciso me preocupar, pois a pessoa tem problema de convivência. Mas quando minha opinião é contrariada, eu preciso me contrariar também. Eu preciso me questionar se eu estou mesmo certa. Se eu me abrir para os outros, eu posso mudar de opinião ou posso ficar com a minha, sabendo que eu refleti bastante para ficar com ela, sem medo de debater.


Tamanduaah: Eu escrevi isso tudo usando UNICAMENTE as suas ideias. Faça brainstorming: faça um milhão de perguntas a si mesma, e você vai ver quantas ideias você tem!
maed51: muito obrigada
maed51: me ajudou muito
Tamanduaah: de nada!
Perguntas similares