• Matéria: Pedagogia
  • Autor: nathaliasouza1010
  • Perguntado 7 anos atrás

Conforme você acompanhou durante essa disciplina, temos uma proposta de Reforma para o Ensino Médio e temos alguns dados que comprovam a realidade em nosso país e motivaram as autoridades educacionais a planejarem tal reforma.
O Inep e o MEC, com base em uma metodologia de acompanhamento longitudinal da trajetória dos estudantes, divulgaram, pela primeira vez, os indicadores de fluxo escolar na educação básica. Os números inéditos representam um grande avanço no monitoramento da educação e na condução das políticas públicas e só são possíveis a partir da metodologia de coleta de dados individualizados, adotada pelo Censo Escolar desde 2007, e que permitiram um acompanhamento do estudante ao longo de sua trajetória escolar.

Vamos observar os resultados obtidos, principalmente em relação ao Ensino Médio:
12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, respectivamente, evadiram da escola de acordo com o Censo Escolar entre os anos de 2014 e 2015. O 9º ano do ensino fundamental tem a terceira maior taxa de evasão, 7,7%, seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,8%. Considerando todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos nessa etapa de ensino.
Fonte: INEP divulga dados inéditos sobre fluxo escolar na educação básica. INEP, 20 jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2018.
Agora sim, vamos à AVC.
Proposta:
Você realizará uma entrevista em uma escola, dando preferência para as públicas, onde os índices de evasão são mais preocupantes. Você poderá elaborar ou utilizar as perguntas já propostas. Converse com gestores, educadores e/ou profissionais administrativos, procure conhecer a realidade da comunidade em que a escola está inserida e se a evasão impacta nos processos educacionais. Questione se existem ações por parte da instituição para evitar ou diminuir a incidência de alunos que abandonam os estudos. E qual posicionamento da escola sobre a reforma do Ensino Médio. Será que eles acreditam que os alunos serão beneficiados com ela?
Você deverá realizar este trabalho individualmente ou em grupo de até três integrantes. Cada grupo poderá eleger um aluno que irá publicar o relatório dentro do prazo estabelecido. Mas,
Objetivos da atividade:
• Conhecer a realidade da sua região.
• Analisar se, em seu bairro ou cidade, existe algum tipo de ação com os alunos e comunidade escolar para diminuir os índices de evasão.
Roteiro da entrevista:
Passo 1: Escolha uma escola pública que atenda alunos do Ensino Médio.
Passo 2: Realize uma entrevista com o responsável pela escola. A entrevista pode ser feita com o diretor, vice-diretor ou professor-coordenador e deve ser redigida juntamente com registro fotográfico.
ATENÇÃO: A entrevista deve vir como anexo ao final do relatório.
Passo 3: Elabore 4 (quatro) questões ou utilize as perguntas disponibilizadas a seguir:
1- Quantos alunos, aproximadamente, estão matriculados no Ensino Médio? Vocês possuem evasão? Como é feito o controle de frequência?
2- Quais os caminhos que essa escola vem trilhando para reduzir ou acabar com a evasão?
3- Em sua concepção e experiência na educação, qual o motivo de existir evasão no Ensino Médio?
4- Em relação à proposta de Reforma para o Ensino Médio, você acredita que, dentro da realidade desta comunidade escolar, ela será positiva para os alunos e impactará na evasão?











Importante:

Sempre desenvolva textos com sua própria argumentação. Lembre-se de indicar quais foram às fontes de referências de pesquisa. Nunca copie e cole informações da Internet, de outro colega ou qualquer outra fonte como sendo sua produção, já que essas situações caracterizam plágio e invalidam sua atividade.

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

Olá!

A escola escolhida é um Colégio Público Estadual do Rio de Janeiro. C.E Visconde de Cairu.


O índice de aprendizado da instituição é médio;

A escola carece de investimentos do Estado;

A organização escolar possui algumas falhas, como o diálogo, vide algumas notícias que foram espalhadas verdadeiras sobre briga de alunos com professores;

O posicionamento da instituição sobre a reforma do ensino médio é negativo, pois o ensino de disciplinas humanas como a sociologia e a filosofia devem compor o aspecto crítico como auxílio na formação do aluno.

Por fim, é preciso que a gestão escolar proponha como solução estratégias práticas que auxiliem de maneira inclusiva a turma, como aulas de debate e leituras críticas, a organização da sala em roda para que o professor possa interagir com os alunos de maneira dinâmica, além de avaliações de fichamento e resenha sobre os textos lidos, fixando assim o conhecimento do que foi passado.

Até mais!


Perguntas similares