Para Robert Dahl, os efeitos da poliarquia são importantes, uma vez que, por meio do embate que esse sistema promove, é possível, dentre outras atitudes, praticar as liberdades liberais clássicas, quais sejam: manifestações públicas, voto secreto, abertura para a formalização de organizações políticas (como os partidos, por exemplo) e o exercício da oposição ao governo.
A vantagem que esses efeitos promovem é o incentivo a ampla participação dos cidadãos. IPÓLITO, Verônica Karina. História Política e Econômica. Maringá:
Eduem, 2017, p. 184. O conceito de poliarquia, cunhado por Robert Dahl, tem ganhado importância substancial nas discussões teóricas sobre a democracia.
Ele exprime
1: um estágio de democratização existente em uma determinada sociedade.
2: um grupo de pessoas responsáveis por auxiliar o governo em suas decisões.
3: o conjunto de governos existentes em um determinado estado da federação.
4: a multiplicidade de governos que se formam quando um país está em guerra. Alternativa 5: as várias hierarquias e instituições que constituem as organizações públicas das democracias modernas.
Respostas
respondido por:
14
A poliarquia tem como objetivo principal criar parâmetros que permitam medir o quão "livre" e plural um sistema político é, de modo a indicar o estágio de democratização de uma sociedade. Se divide em dois itens: a análise da participação política, de modo a medir o quanto os cidadãos tem poder de determinação sobre a realidade de seus governos, como a escolha dos governantes, e a competição política, que analisa as disputas sociais que levam à formação dos grupos políticos.
Nesta perspectiva é correta a alternativa A, pois é a única que descreve corretamente o conceito.
MauraCoeho:
EduardoPLopes obrigado! Certíssima.
respondido por:
9
1: um estágio de democratização existente em uma determinada sociedade.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás