• Matéria: Português
  • Autor: janelucia
  • Perguntado 7 anos atrás

Para responder esta questão, leia, a seguir, um trecho do "Poema de sete faces", de Carlos Drummond de Andrade:

"Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos."


Com base na leitura do fragmento, e também de seus estudos, identifique a informação incorreta:

A identificação entre o eu lírico e o autor se faz por inúmeras características.

Podemos inferir que este anjo já não é um anjo sublime, iluminado. Ele é "torto".

Há uma íntima relação entre o eu lírico e a imagem arquetípica do poeta.

Através da leitura do poema, fica claro que se trata de um sonho de Carlos Drummond. Este poema, especificamente, se trata da fase esotérica da obra do autor.

Pode-se dizer que no verso "Vai! Carlos! se gauche na vida", perceberemos que este fulano de tantas faces é o Carlos (Drummond de Andrade).

Respostas

respondido por: makmorales
26

Olá,

Ao lermos o trecho do "Poema de sete faces", de Carlos Drummond de Andrade, percebemos que o anjo citado no poema não é sublime, ele é "torto", como diz o enunciado, o que torna correta a letra B, mas estamos buscando a incorreta, certo?!

Basicamente, percebemos no poema de sete faces um arquétipo em relação ao poeta (arquétipo é um modelo), o que valida a C. Quando no poema diz-se  "Vai! Carlos! se gauche na vida" o eu-lírico está a falar sobre o próprio autor, o que valida a E.

Da mesma forma, em A temos outra afirmação verdadeira, pois o eu lírico e o autor são a mesma pessoa, Carlos.

Então a alternativa INCORRETA é a D, cujo enunciado é "Através da leitura do poema, fica claro que se trata de um sonho de Carlos Drummond (...)".

O poeta nunca teve uma fase esotérica!

Abraços!

respondido por: rcbezerra
3

Resposta:

Através da leitura do poema, fica claro que se trata de um sonho de Carlos Drummond. Este poema, especificamente, se trata da fase esotérica da obra do autor.  

Corrigida pelo AVA

Explicação:

Perguntas similares