Uma vivência corporal com qualidade requer que voltemos a compreender e valorizar o corpo não numa perspectiva meramente funcional, mas existencial. O conceito de qualidade de vida, sob a ótica do lazer, e mais especificamente na relação com seus conteúdos físico-esportivos, precisam dialogar e revisar o conceito de corpo e quem sabe assumir a perspectiva mais ampla e holística da corporeidade. O pensamento cartesiano introduz uma nova forma de ver a realidade, numa colocação crítica e gnosiológica, sendo o primeiro ponto investigativo o valor do conhecimento humano.
MONDIN, B. Curso de filosofia. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 1981.
Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à compreensão da vida com base na concepção cartesiana.
Alternativas
Alternativa 1:
A concepção cartesiana permeia-se da falsa possibilidade de se tratar de assuntos relativos à carne, separados da alma, bem como do corpo.
Alternativa 2:
A concepção cartesiana permeia-se da falsa possibilidade de se tratar de assuntos relativos ao corpo, separados da alma, bem como do espírito.
Alternativa 3:
A concepção cartesiana permeia-se na possibilidade de se tratar de assuntos relativos ao corpo, separados da alma, bem como do espírito.
Alternativa 4:
A concepção cartesiana permeia-se na possibilidade de se tratar de assuntos relativos ao corpo, separados da carne, bem como do espírito.
Alternativa 5:
A concepção cartesiana permeia-se da falsa possibilidade de se tratar de assuntos relativos à alma, separados da corpo, bem como do espírito.
Respostas
respondido por:
18
Resposta certa: 1; Permeia-se da falsa possibilidade de se tratar de assuntos relativos ao corpo, separados da alma, bem como do espírito. Página 181
ricardoscorcafava:
concordo! página 118 do livro
respondido por:
25
Olá,
Entre as concepções de René Descartes, é possível ter algumas impressões sobre sua obra ao relacionarmo-as com o corpo, sendo que a primeira é a de que Descartes foi o primeiro a separar o espírito da matéria.
A segunda, é de que Descartes fez oposição à religião, pregando exclusivamente o uso da razão em detrimento de toda e qualquer religiosidade. Poderíamos apontar como tão importante quanto, a ideia de Descartes do homem como animal racional.
Alternativa 2.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás