O Renascimento e, posteriormente, o Iluminismo caracterizaram-se por estabelecer novos horizontes em diversas áreas do saber. Sobre suas semelhanças e diferenças, considere as afirmações a seguir. I. Os dois movimentos preconizavam a razão como um meio para a compreensão dos dogmas católicos, no intuito de recolocar a Igreja no centro da sociedade secular. II. Enquanto o Renascimento se destacou principalmente nos planos das letras, das artes e das ciências, o Iluminismo mostrou forte vocação filosófico-política, repercutindo nas principais revoluções da época. III. Ambos se destacaram por recolocar o foco do pensamento filosófico e crítico no ser humano e na razão, sem, no entanto, deixar de abordar as questões metafísicas. Qual(is) está(ão) correta(s)?
Respostas
I. Os dois movimentos preconizavam a razão como um meio para a compreensão dos dogmas católicos, no intuito de recolocar a Igreja no centro da sociedade secular.
Falso. Tanto o iluminismo, quanto o renascimento, rejeitavam a Igreja como centro, e colocavam o homem neste posto.
II. Enquanto o Renascimento se destacou principalmente nos planos das letras, das artes e das ciências, o Iluminismo mostrou forte vocação filosófico-política, repercutindo nas principais revoluções da época.
Correto. O Renascimento teve características ligadas aos movimentos artísticos, e, embora tenha influenciado filosoficamente, o Iluminismo destaca-se mais neste sentido.
III. Ambos se destacaram por recolocar o foco do pensamento filosófico e crítico no ser humano e na razão, sem, no entanto, deixar de abordar as questões metafísicas.
Correto. A metafísica, no entanto, ficou subordinada à materialidade e à razão.
Resposta:
Letra D
Explicação:
Letra D: Apenas II e III.