4) Em tempos mais recentes, mesmo com os constantes progressos no campo da Educação, muitas pessoas com deficiência e seus familiares ainda se sentem desconfortáveis devido a preconceitos e rotulações. O próprio sistema educacional ainda faz uso de algumas expressões que podem ser consideradas discriminatórias. Nesta perspectiva, em relação aos conceitos empregados no período da criação dos chamados "serviços especiais", pode-se dizer que: a) A palavra "especial", quando se refere à criança com deficiência, não é considerada discriminatória pelos autores que se dedicam ao tema. b) A expressão "necessidade" leva a uma ideia de dependência e define bem a situação de todos os portadores de deficiência. c) O conceito de "necessidade" faz parte das definições legislativas na atualidade, referindo a exigências educacionais, e não ao indivíduo propriamente. d) O uso da palavra "excepcional" para substituir a terminologia "necessidades", ao se referir ao indivíduo com deficiência, evita a discriminação. e) Todas as crianças com deficiência possuem as mesmas necessidades; por isso, a expressão "necessidades educacionais especiais" é correta.
Respostas
Resposta:
Letra C está correta.
Explicação:
As definições legislativas de necessidades assumem que algumas crianças requerem um serviço que é diferenciado daquele que geralmente está disponível, por isso falam em necessidades educacionais especiais.
O termo "necessidade", dentro da necessidade pedagógica, diz respeito à entendimentos legislativos, ao invés de se direcionar aos indivíduos, como uma forma de subsidiar o acesso ao conhecimento mediante políticas públicas (Alternativa C).
O que é o termo "especial" na educação?
A educação especial leva este nome em função das políticas públicas desenvolvidas para este conceito, a fim de melhor gerir os recursos e efetivar a inclusão.
Sabe-se que muitas pessoas apresentam limitações pedagógicas, sendo enquadradas como "especiais", para que possam ter o mesmo acesso ao conhecimento que as demais.
Mais sobre educação especial: brainly.com.br/tarefa/43098070
#SPJ2