Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e nas normas sociais. Algumas das características estudadas na Teoria das Relações Humanas apresentam uma forma muito bem planejada, apesar de se considerar informal e que muitos ainda pensam ser um modelo desorganizado, no entanto há muitas empresas que buscam esse modelo de trabalho (CHIAVENATO, 2011). Sobre estas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Respostas
Olá.
Como vai? Você não colocou as alternativas, porém, posso te ajudar!
Entende-se que o assunto da questão é a Teoria das Relações Humanas, uma teoria que teve como origem os Estados Unidos, que se deu principalmente pelos estudos da Experiência de Hawthorne.
Essa Teoria veio para desconstruir a ideia de que o colaborador é somente uma máquina e reprodutor das suas tarefas.
Com isso, as suas principais características são a humanização da administração que antes era adotada somente com esse viés, do trabalhador ser um mero 'mecânico'.
Além disso, destaca-se as conclusões que foram obtidas por meio da Experiência de Hawthorne.
Sobre o trabalho de Chiavenato, podemos destacar que:
No modelo de organização informal, existe uma expontaneidade da pessoa em participar do processo, por isso pode ser associada a assertiva III.
Já as relações de ideias e oposições são criados grupos sociais, independentemente da hierarquia. O que é igual a assertiva I.
As mudanças de grupos informais é realizada pelas mudanças internas.
Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é a letra B: I-II-IV-III.
Bons estudos!
I- Relação de ideias e oposição.
II- Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais.
III- Colaboração espontânea.
IV- Padrões de desempenho nos grupos informais.
( I ) Os indivíduos criam grupos sociais, independente da hierarquia nos diferentes departamentos ou setores, criando uma relação pessoal de simpatia e ideias, ou de oposição.
( II ) A boa relação dos grupos que, muitas vezes, pela organização formal, faz mudanças internas - de setores ou cargos - tem uma ótima recepção às mudanças, aceitam de forma muito concreta sem contratempos e oposições.
( IV ) O desempenho dos grupos nem sempre está de acordo com a organização, existem alguns atritos, mas muitas vezes é pelo grau de satisfação dos indivíduos no ambiente de trabalho. O indivíduo está preocupado em ser aceito, reconhecido e aprovado dentro desse grupo.
( III ) Esse modelo de organização informal é praticado por pessoas que independentemente do que fazem têm a espontaneidade em auxiliar no que é preciso dentro da empresa.
Resposta: c) I - II - IV - III.