mandela explica sua posicao diante da luta pacifica eda luta armada. por que ele entende que a luta armada foi necessária para combater a opressao racial na africa do sul
Respostas
Em 12 de fevereiro de 1990, quando Nelson Mandela foi solto, após 27 anos encarcerado, a África do Sul estava à beira de uma guerra civil entre brancos e negros. A libertação de Mandela era fruto de negociações entre o regime segregacionista do Apartheid e a resistência negra, mantidas em segredo para não estimular ainda mais violência por parte dos extremistas de ambos os lados. Havia uma imensa desconfiança a respeito das intenções de Mandela, mas mesmo após séculos de opressão e de seu sofrimento pessoal, Mandela tomou as decisões que fazem muitos considerá-lo o maior líder político de todos os tempos. Ao levar a todo o país uma mensagem em defesa da democracia e da igualdade, o Madiba, como é conhecido no país, se tornou o artífice da reconciliação entre brancos e negros sul-africanos, evitando o que poderia ser uma sangrenta guerra civil. Foi esse homem que a humanidade perdeu decorrente de uma infecção pulmonar, nesta quinta-feira 5. O anúncio oficial foi feito em rede nacional pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma.
O¡¡ !!
◾Nelson Mandela entende que a luta armada foi necessária, já que os outros recursos não foram suficientes para garantir a liberdade dos negros na África do Sul.
Ele explica que o oprimido precisa utilizar as mesmas estratégias de luta que o opressor para acabar com a dominação. Nesse caso, como o opressor utilizava a violência, o oprimido também precisou utilizá-la.
T●●●●;)