Respostas
A Globalização é um termo mais genérico. Em suma, ela significa a proximidade dos países uns com os outros em termos culturais, econômicos, tecnológicos, sociais etc. Pela sua pergunta, acredito que esteja se referindo à globalização econômica.
Na Globalização Econômica, há uma expansão do "território comercial" entre as nações. Ou seja, as nações (países) se relacionam comercialmente em maior abrangência. Exemplo: o Brasil exporta produtos da China, enquanto a China importa também para o EUA, e este exporta produtos tecnológico para outros países, e assim por diante. Ou, por exemplo, um determinado país constrói empresas dentro de um outro país, assim, trabalhando em um setor (mercado) que não está em seu território. Ou seja, na globalização em termos econômicos, nós temos vários países se relacionando economicamente sem que haja alguma "barreira geográfica".
Já os mercados regionais é o oposto da globalização. Enquanto na globalização econômica se tem a interferência externa na econômica de um país, no mercado regional não existe esta interferência; o mercado é mais "fechado" (como se as fronteiras estivessem fechadas para os mercados externos), há um limite determinado para o mercado agir somente em um local, em uma região (daí o nome regional).
Em suma, na globalização se relaciona com os mercados de vários países (global), enquanto nos mercados regionais (geralmente determinado por políticas nacionalistas, conservadoras, socialistas, desenvolvimentistas etc.), há um limite para o mercado agir. Este limite geralmente é o próprio país. Ou seja, o mercado tem de funcionar somente dentro da região e não pode ter interferência externa.