(Ufu ) O óxido de cálcio (CaO) e o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3) são utilizados nas estações de tratamento de água para abastecimento público. O sulfato de alumínio dissolve-se em água produzindo íons Al3+ que hidrolisam de acordo com: O Al(OH)3 floculento formado é responsável pela remoção da matéria orgânica e de muitos contaminantes dissolvidos e/ou em suspensão. Em relação a esse processo, pergunta-se: a) O óxido de cálcio e o sulfato de alumínio, no estado sólido, podem ser melhor classificados como compostos iônicos, moleculares ou covalentes? Justifique sua resposta, considerando o tipo de ligação existente entre os constituintes de cada composto. b) Comente sobre o comportamento ácido, básico ou anfótero do CaO em água e escreva a equação da reação que ilustra esse comportamento. c) Explique por que o CaO contribui para a formação de Al(OH)3 na reação citada no enunciado.
Respostas
Olá.
a) O óxido de cálcio e o sulfato de alumínio são substâncias iônicas.
O tipo de ligação existentes nessas moléculas é de doações de elétrons de uma espécie e recebimento dos elétrons pela outra espécia. Para exemplificar:
CaO: o cálcio tem 2 elétrons na camada de valência, portanto ele precisa doar esses dois elétrons para ficar com a última camada completamente preenchida. Já o oxigênio tem 6 elétrons na camada de valência, e para ficar estável ele precisa receber dois elétrons. Quando eles se unem através de ligação iônica, o cálcio doa os 2 elétrons ao oxigênio e formam a ligação.
b) Quando misturamos o Cao em água, temos:
CaO + H₂O --> Ca(OH)₂
Temos a formação de uma base, e com sua dissociação em solução aquosa teremos a liberação de íons OH⁻. A solução então apresentará caráter básico.
c) Como vimos no item b, ao misturar o CaO em água, temos a formação de Ca(OH)₂. Os íons OH⁻ liberados na solução se unem aos íons Al⁺³, formando assim o hidróxido de alumínio Al(OH)₃.
Espero ter ajudado ;)