Ao realizar uma reforma em seu banheiro, Laura decidiu instalar pastilhas de vidro para revestimento em apenas uma das paredes. A parede escolhida tem 3 metros de altura e 1,50 metros de largura. Nessa parede, há uma única janela de 50 centímetros de altura por 60 centímetros de largura, e que será mantida na reforma. Considerando que Laura escolheu pastilhas quadradas com arestas iguais a 30 centímetros, e supondo que nenhuma das peças sofra qualquer tipo de dano ou desperdício, a quantidade mínima de caixas de pastilhas de vidro que Laura precisa comprar, sabendo que cada caixa contém 10 peças, é de:
A 4 caixas.
B 3 caixas.
C 6 caixas.
D 7 caixas.
E 5 caixas.
Respostas
Olá!
Primeiro devemos calcular a área total da parede que ira receber as pastilhas, a qual será a área da parede menos a área da janela, a qual não será removida com a reforma.
Temos que tanto a parede como a janela são retângulos, assim, a área de ambos é dado por largura x altura. Assim, teremos:
Área Total Parede = Área Parede - Área Janela
Área Total Parede = (3,0 x 1,5) - (0,5 x 0,6)
Área Total Parede = 4,5 - 0,3 = 4,2 m²
Assim, Laura deve comprar pastilhas o suficiente para cobrir uma área de 4,2 m². Como cada pastilha possui 30 cm (0,3 m) de aresta, temos que cada pastilha terá uma área de:
Área Pastilha = 0,3 x 0,3 = 0,09 m²
Assim, ao dividirmos a Área Total da Parede pela a Área da pastilha teremos o número de pastilhas necessárias:
Número de pastilhas = 4,2 ÷ 0,09 = 46,67 ≅ 47
Como cada caixa vem com 10 peças, iremos precisar de 5 caixas. Logo, a alternativa E está correta!
Espero ter ajudado!