O movimento negro no Brasil, embora exista de fato desde a colônia, teve seus avanços reais constituídos em políticas públicas a partir dos anos 1990. Sobre as bandeiras, ações afirmativas e conquistas deste movimento, é incorreto afirmar que
Respostas
Olá!
Você esqueceu as alternativas.
a) tornaram possível a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.
b) pretendem contribuir para diminuir a distância socioeconômica entre negros e brancos no Brasil e um dos mecanismos para que isso ocorra é a instituição de cotas para negros na universidade.
c) relacionam-se a um movimento de políticas de identidade étnico-racial que denuncia a democracia racial brasileira como um mito.
d) pretendem indenizar economicamente os descendentes de escravos negros no Brasil.
Agora podemos responder.
A alternativa D é incorreta.
Bem, o movimento negro busca melhores condições para sua parcela na sociedade, além de combater o preconceito que existe desde o período colonial.
Por isso, uma série de medidas devem ser tomadas, como cotas não só para os exclusivamente negros mas os indivíduos de baixa renda, que moram em favelas e morros, que na maioria das vezes são filhos de pais ou mães negras e miscigenados, por isso, essa questão é tratada com delicadeza, além do combate as impunidades do estado.
Até mais!
Resposta:
Resposta correta: letra D - Pretendem indenizar economicamente os descendentes de escravos negros no Brasil.
Explicação:
a alternativa D é a única incorreta porque, como vimos em aula, o que foi reconhecido e era reivindicação do movimento negro eram as terras de quilomobos. A indenização econômica aos descendentes de escravos nao faz parte das reivindicações do movimento. As outras alternativas apontam corretamente as pautas do movimento: conteúdo da história afro no ensino, cotas nas universidades, denúncia da inexistência democracia racial no Brasil - conscientização do racismo.