Karl Marx (1818 – 1883), Émile Durkheim (1858 -1917) e Max Weber (1864 – 1920), teóricos da Sociologia, chegam a conclusões distintas em suas análises e reflexões sobre as funções das religiões nas sociedades. Com base na visão desses sociólogos, assinale a alternativa correta.
a.
Para Max Weber as concepções religiosas são fatores irrelevantes da conduta econômica.
b.
Segundo a teoria de Weber, a religião é uma das fontes causadoras do status quo, impedindo que mudanças sociais ocorram na sociedade.
c.
Para Durkheim, a religião teria a função de fortalecer os laços de coesão social, e contribuir para a solidariedade dos membros do grupo.
d.
Para Karl Marx a religião teria a função de chamar a atenção para a alienação e sujeição do indivíduo na sociedade, levando-o a lutar contra as contradições sociais.
e.
Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber afirmam que com o desenvolvimento das sociedades industriais a religião tenderia a ganhar mais espaço entre as instituições sociais.
Respostas
Olá!
A alternativa E está correta.
Bem, o crescimento da religião nos diversos campos da sociedade, podem ser observados a partir do crescimento exponencial do espaço urbano, assim como a migração dos camponeses para as cidades e como a instituição religiosa se aproveitou dessa construção que vinha seguindo um rumo jamais visto anteriormente.
Atualmente, a igreja está presente em diversas sociedades, tendo membros políticos, realizando ações que unem religião e políticas, afirmativas ou não, migrando para um estado teocrático, o que em uma democracia baseada no estado laico não deveria jamais existir.
Até mais!
A resposta correta é a letra C: Para Durkheim, a religião teria a função de fortalecer os laços de coesão social, e contribuir para a solidariedade dos membros do grupo.