Respostas
os ameríndios tomaram os consquistadores espanhóis nas suas armaduras por deuses. Os cavalos também o impressionaram muitíssimo mas um outro fator deveras relevante foi o nível tecnológico muitíssimo superior dos invasores, principalmente a posse de armas de fogo.
A vitória militar de Fernão Cortês no México foi favorecida pelo fato da religião asteca prever a volta dos deuses e a destruição inevitável. Isso teria levado o último imperador Montezuma a um imobilismo fatalista, deixando entrar os espanhóis na capital e tornando-se um prisioneiro quase voluntariamente, revelando-lhes suas armas, o número de seus homens, seu posicionamento no campo de batalha, na tentativa de evitar o confronto.
No caso da conquista do Incas quando os soldados da fortuna, Francisco Pizarro e Diego de Almagro, chegam ao território peruano com uma força de 180 homens equipados com armas de fogo, os Incas não ofereceram resistência porque ao deparar com a pele clara dos espanhóis, a exemplo dos Astecas, pensaram que fossem semideuses incas enviados à Terra.
espero ter ajudado mas eu tambem tenho perguntas se quiser me ajudar ficarei agradecida pois e pra hoje minha pergunta