As propostas apresentadas por Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos tem mais de 50 anos. Apresentam práticas pedagógicas com a base na metodologia dialética, pressupondo um movimento que se origina na prática social e amplia-se para conceitos mais elaborados. Pode ser dividida em etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização e prática transformadora. Pressupostos escritos em um momento histórico e político totalmente diferente do atual. Porém semelhanças podem ser percebidas em relação ao contexto atual. Elabore um texto analisando se o trabalho com Jovens e Adultos hoje, pode ser desenvolvido nesta perspectiva? Atende as reais necessidades dos alunos no mundo moderno tomado pela tecnologia?
Respostas
As concepções de Paulo Freire estão sempre atuais, mesmo se tratando de uma abordagem mais voltada para um momento histórico diferenciado. O pensamento de Freire era atual nos ensinos de jovens e adultos visando modificar sua pratica social. Era preciso para isso, analisar a pratica social, problematizar acerca dessa prática, criar meios de interferir nessas ações, para no fim, obter uma transformação no pensamento das pessoas.
O trabalho pode ser realizado visando essa mesma perspectiva, mas aliando a temas mais recentes, como o desenvolvimento das tecnologias e como lidar com um mundo conectado.
O EJA ainda segue uma visão voltada para as pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho e não conseguiu terminar seus estudos na data regular, por isso, fazer o aluno refletir sobre sua pratica, é ainda, muito importante.
Uma das maneiras de aliar uma ideia à outra é usar os meios tecnológicos para fazer essa abordagem freiriana e aproveitar e aprimorar o debate acerca das novas tecnologias e como elas interferem na vida e no trabalho dessa pessoa.