1 – O Behaviorismo proposto por Skinner apresenta o homem como um organismo que interage com sua realidade, sendo por ela modificado e modificando-a, em um processo contínuo. Tal perspectiva possibilita o entendimento que esse indivíduo é capaz de operar modificações na sua forma de se comportar.
A afirmação anterior esta:
a) Correta, pois esse behaviorismo é o metodológico, cujas características são distintas daquelas apresentadas pelo Radical
b) Errada, pois para o behaviorismo em questão o homem responde aos estímulos ambientais, não sendo possível fazer escolhas
c) Certa, pois para o behaviorismo radical é na relação com as contingências que a explicação dos comportamentos pode ser encontrada e por isso mesmo não se poderia estudar o sentimento, na medida em que tal comportamento não é observável
d) Errada, pois essa afirmação diz respeito ao behaviorismo de Watson e não de Skinner
e) Certa, na medida em que a percepção de homem, de comportamento e de como se dá a relação entre sujeito e ambiente são completamente diferentes entre o Behaviorismo Metodológico e o radical
Respostas
- A resposta correta está na alternativa E.
A versão da análise comportamental de Skinner, o behaviorismo radical, foi um grande perpasse ao behaviorismo metodológico de Watson, que era deveras limitado e não explicava porquês.
Com Skinner, o estudo do comportamento operante levou a observar o indivíduo ao ponto que esse modifica o meio e é modificado como resultado - como afirma o enunciado. É importante ressaltar que, antes de Skinner, o contexto era quase totalmente ignorado por ser difícil de ser trabalhado.
Abaixo, transcrevo e justifico as assertivas.
- Assertiva A. Correta, pois esse behaviorismo é o metodológico, cujas características são distintas daquelas apresentadas pelo Radical
Essa assertiva está incorreta, pois o enunciado refere-se ao behaviorismo radical. O trecho "um organismo que interage com sua realidade, sendo por ela modificado e modificando-a, em um processo contínuo", refere-se ao comportamento operante - que faz parte do behaviorismo radical.. De qualquer maneira, é correto que os "tipos" de behaviorismos tem distinções.
- Assertiva B. Errada, pois para o behaviorismo em questão o homem responde aos estímulos ambientais, não sendo possível fazer escolhas.
Essa assertiva está incorreta, pois o indivíduo é capaz sim de fazer escolhas. Se tratando de comportamento operante, afirma-se que o indivíduo tem uma certa probabilidade (alta ou baixa) de escolher um ou outro estímulo, levando em consideração os históricos esquemas de esforço. Tem-se uma probabilidade de escolha, não uma eliciação, pois é o indivíduo que escolhe como e quando operar no mundo.
A "ausência de escolha" acontece no condicionamento respondente, estudado por Pavlov. De qualquer forma, os condicionamentos podem ser extintos.
- Assertiva C. Certa, pois para o behaviorismo radical é na relação com as contingências que a explicação dos comportamentos pode ser encontrada e por isso mesmo não se poderia estudar o sentimento, na medida em que tal comportamento não é observável.
Essa assertiva está incorreta, pois é possível sim estudar sentimentos e emoções a partir do behaviorismo radical, como expressa Skinner (2011, p. 7-22). Essa limitação é do behaviorismo metodológico.
- Assertiva D. Errada, pois essa afirmação diz respeito ao behaviorismo de Watson e não de Skinner.
Essa assertiva está incorreta, pois, como justificado anteriormente, o behaviorismo citado é o radical, de Skinner.
- Assertiva E. Certa, na medida em que a percepção de homem, de comportamento e de como se dá a relação entre sujeito e ambiente são completamente diferentes entre o Behaviorismo Metodológico e o radical.
Essa assertiva está correta. A justificativa já foi apresentada anteriormente - de maneira indireta.
Obra citada:
SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo. Tradução de Maria Penha Villalobos. 12ª ed. São Paulo: Cultrix, 2011. p. 7-22.
Qualquer dúvida, entre em contato